segunda-feira, 23 de agosto de 2010

23 de Agosto " DIA DA INJUSTIÇA"

É interessante que o dia de hoje é o dia da Injustiça, não é o dia da Justiça, nem o dia da Luta contra a Injustiça, mas somente o dia da Injustiça. É legal pensarmos nisso em uma época em que há tanta injustiça e tanta desigualdade. Ainda hoje o Brasil é um dos países com maior desigualdade social, e mesmo com a pouca melhora recente por causa de programas como a “Bolsa Família", não podemos falar de forma alguma de melhora, mas sim de uma criação de dependência das classes mais desfavorecidas para com o governo. Já que ainda hoje no Brasil o salário mínimo é uma miséria, ainda hoje a educação pública é ridícula e ainda hoje têm aposentados passando fome com o pouco dinheiro que recebem. Não quero pregar o socialismo, mas sim os salários dignos, a valorização das crianças e dos idosos e um sistema de saúde em que todos tenham o atendimento necessário.


Enquanto isso, nós, como cristãos, pregamos que o nosso Deus é justo, e que Ele fará justiça. Mas nós, enquanto corpo de Cristo nada faz para que haja justiça, no Brasil e/ou no mundo. A igreja vive fechada dentro de si mesmo e se preocupa apenas com o próprio umbigo. Enquanto Jesus pregava o amor ao próximo, nós reduzimos isso ao que está sentado próximo de nós na igreja, e somente quando o pastor fala para "virarmos para o irmão ao nosso lado e dizer: Eu te amo em Cristo Jesus." O amor cristão, ou a caridade, como diz a minha versão da Bíblia nada tem a ver com palavras, mas sim com atitudes. De que adianta eu falar que amo as pessoas e não dou a mínima para situação em que vivem? Como posso amar alguém se não luto contra a injustiça que é feita contra aquela pessoa?


Como cristãos adquirimos o péssimo hábito de pensar apenas no céu, no porvir, mas a Bíblia tem referências de mais a justiça para que possamos ignorá-la nos nossos dias. A Bíblia sempre pregou a ajuda aos pobres e isso não é só questão de dar esmola não. Aliás, um dia me contaram que nos templos bíblicos, em Israel, os mendigos não pediam simplesmente esmolas. Eles pediam por tsedaqah (צדקה ts ̂edaqah) que significa JUSTIÇA. Um mendigo não pedia por dinheiro, mas pedia por justiça, por aquilo que de acordo com a Torá ele devia receber. Para que os seguidores do judaísmo e posteriormente também do cristianismo, lutassem por condições justas de vida para todos. Nós não podemos nos anestesiar para a situação das pessoas, e devemos lutar por justiça, sempre.

As eleições estão chegando e você já decidiu em quem vai votar! Naqueles corruptos que só prometem e nada fazem e não se preocupa com o meio ambiente, que anda nos seus carrões agredindo a camada de ozônio, Você acha que eles estão preocupados com você que vive na desigualdade social... Acorda pensa bem e veja as proposta de cada um, pensa no planeta em que você vive e decida e vote certo.