sábado, 31 de julho de 2010

XIX ENCONTRO DAS VIOLAS NORDESTINAS

O 14º Encontro das Violas Nordestinas reúne hoje, na AABB, alguns dos maiores repentistas do Nordeste e prova, pelo tempo que o evento é realizado, que a tradição da cantoria de viola continua viva e firme. Os duelos tiveram seu inicio às 21h

As pelejas de viola (jogo de improvisos em que dois cantadores se enfrentam por meio de versos rimados) vão ser entre Moacir Laurentino (PB) e Raulino da Silva (RN), Rogério Meneses (PE) e Enevaldo Hipólito (PI), João Paraibano (PB) e Sebastião Dias (RN), Antonio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI), Chico Sobrinho (RN)   e Josival Viana (RN), Louro Branco (CE), Zé Cardoso (RN) e Miro Pereira (RN).

O evento é competitivo, valendo troféu para a melhor dupla de cantadores. Uma comissão julgadora vai dar o aval. Dentre os requisitos considerados, está a métrica e a rima dos versos. E fora os duelos, o público ainda vai poder conferir a performance de aboiadores e declamadores.    

O Encontro é realizado há 14 anos em Natal, sem interrupção, graças à persistência do violeiro Antonio Sobrinho, cantador paraibano radicado do lado de cá. Um pelejador em ambos os sentidos da palavra, ele tem contribuído para manter vivo o repente e outras expressões populares

Antonio Sobrinho fala que nos últimos anos a figura do cantador vem ganhando uma visibilidade maior. Iniciativas como o Desafio Nordestino de Cantadores, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco (Seduc), por meio da Fundarpe, tem contribuído para isso.